Orkut Assine o Feed Twitter

quarta-feira, novembro 25, 2009

Sede de moral e ética


Evolução segundo o dicionário é o desenvolvimento progressivo de e/ou gradual de alguma ideia. Entretanto, o homem que hoje se diz evoluído, esqueceu dos conceitos de moral e ética que regem a humanidade. O resultado? Uma crise mundial antes nunca vista. Mas não somente uma crise no meio ambiente ou na economia...uma crise na saúde.
alguns anos Salvador(Bahia/Brasil) passou por uma grave crise no sistema de saúde, em suma que, médicos se negavam a atender pacientes(inclusive em casos de urgência/emergência), enquanto o governo não lhes proporcionasse aumento do piso salarial. Aonde esta o juramento de Hipócrates feito pelos formandos de medicina perante seu reitor e sociedade? juramento no qual se prometia utilizar a medicina com o objetivo de salvar vidas de maneira sábia, ética e sustentável. Negar auxilio, socorro à alguém necessitado é ético?!
Nova Ordem Mundial.Esse foi o nome dado ao processo de modernização ocorrido no século XXI. O homem esta se tornando cada vez mais egoísta e 'faminto' por status. Valoriza-se mais as relações intrapessoal em detrimento das interpessoais. E com ela todo o entendimento e prática da moral e ética se esvai. No campo da saúde não há como progredir sem ajuda mútua. O paciente depende do psicólogo, que depende do médico, que por sua vez recebe auxilio de uma enfermeira e assim prossegue o ciclo. Há um laço no qual evolução, moral, ética e saúde andam juntas.
O homem, principalmente profissionais de saúde, devem conceber que a verdadeira evolução não é a de tecnologias ou ciência, mas sim a evolução do pensamento, visto que essa possibilita uma interação entre as pessoas e consequentemente harmonia entre elas.




0 comentários:

Postar um comentário

Oi (denovo) amoreeee...esse é o espaço em que você tem voz, então: aproveite!!! Deixe sua opinião, ideais(e idéias), sonhos, revoltas, criticas, sugestões...ou até mesmo um 'oi'!

Ficarei feliz em ler (e responder) seu comentário!!!

bjokas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...