Orkut Assine o Feed Twitter

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Bê-a-bá Tech

Olá pessoal! É um imenso prazer poder contribuir para esse nosso blog de cada dia!
Tentarei ser um bom representante do sexo masculino e trazer informações úteis e um pouco de humor e coisas inúteis pra nos divertir também.

Bom...tudo muito bom...tudo muito bem...mas chega de papo e vamos ao que interessa, afinal comigo o papo é assim "reto e certo" kkkkkkkkkkkk

Nessas primeiras postagens escolhi um assunto importante, interessante e edificante. Resolvi fazer uma "introdução ao básico do básico de informática". Porque eu sei como tem muita gente que tem "medo" de tecnologia e muita gente busca informação nessa área mas se depara em uma limitação: as informações já são muito avançadas e não lhe dizem nada para quem não sabe "nadinha" de informática e tecnologia, o que acaba desencorajando os marinheiros de primeira viagem e assim a informática, que é uma coisa simples, se torna um bicho feio pra um monte de gente. E com essa desinformação fica mais fácil comprar gato por lebre na hora de comprar um PC novo, ou tomar um toco de um espertalhão que faz a manutenção dele, então...deixe de ser preguiçoso e vamos aprender um pouco, afinal...um pouco mais de informação só faz bem.

Como matéria inicial vamos fazer aquela velha "introdução à introdução" meeesmo.
Pra começar, vamos listar as partes básicas de um computador:
1- CPU: A sigla vem do inglês - central processing unit - traduzido livremente temos - Unidade Central de Processamento - que nada mais é que o computador propriamente dito, aquela "caixa misteriosa" de onde saem sons estranhos e piscam luzes incansáveis ^_^

2 - Monitor: Se trata do mecanismo de saída principal do computador, é a "tela" do nosso amigão onde vemos fotos inesquecíveis e vídeos interessantes, ao meu ver é o periférico mais importante, porem muita gente deixa ele meio que esquecido e não investem um centávo a mais para adquirir um motivor de melhor qualidade, triste erro que só é notado quando se vai na casa de um "brother nerd" e se vê como as imagens dos jogos e fotos dele aparecem mais vivas, coloridas e mais nítidas, aí...bate o arrependimento e a vontade de comprar aum bom monitor. Outra coisa importante a se salientar é que nem sempre(quase sempre) tamanho não é sinal de qualidade, muito menos LCD ou plasma é sinal de qualidade superior aos CRT.

3 - Teclado: Principal periférico de entrada, sem ele é possivel sim manipular o computador, porem com muita dificudade e se torna uma atividade super cansativa e chata. Geralmente se torna o maior abrigo das migalhas de bolacha e pão da casa devido ao péssimo hábito de comer na frente do PC(o meu se inclui). Os teclados são "todos iguais", isso não é uma coincidência, isso se dá à normatização(graças a Deus!) e brevemente estarão entrando na nova norma ortográfica e sumirão as tremas, crase e cia. Assim como o monitor o teclado tambem sofre do mal da "economia a qualquer custo" e acabamos ficando com teclados péssimos por causa de, muitas vezes, 20 ou 30 ronaldos, as vezes até menos; o que acaba causando cansaço das articulações e L.E.R.
Alem dos teclados padrão existem tambem teclados específicos para gamers, cauculistas, etc.
Procure escolher bem seu teclado, é garantia de mãos mais descansadas e mais horas felizes na frente do seu computador querido.

4 - Mouse: Mais uma que vem do inglês(sempre ele). Mouse, traduzindo - Rato - é devido ao seu formato que parece com o rato e o fio com o rabo do dito cujo. É um periférico importante, mas não tanto como parece, dá pra se fazer MUITA coisa sem ele, na verdade dá pra fazer quase tudo sem ele, mas infelizmente essa geração pós MsDOS/MIrc não sabe nem abrir um arquivo sem ele, e quando quebra...já viu né?! Nem liga o PC. Tadinhos! ^_^
O mouse é ao mesmo tempo simples e complexo, temos o clique simples, o clique duplo, o clique direito, o clique de rolagem(quando disponivel), clicar e puxar, rolagem simples...eita! É coisa que esse negocinho faz heim?!
Mais um que sofre com os cortes de custo extremos. Quase sempre é de tamanho nada ergonômico, desenho nada funcional, precisão de ponteiro sofrível...mas se tá baratinho...vende que nem pão de sal. Mais uma vez vale a dica: vale a pena gastar um pouco mais e evitar lesões e cansaços no futuro. Mais outra: nem sempre o mais caro é melhor, avalie bem. E tem mais uma: na loja, bote o mouse na mão e esperimente, afinal...é vc que vai usar essa bagaça todo dia, tem que ser confortável pra você!
Bom...esses são as partes básicas que compõem um computador "café com pão", com apenas isso já é possivel usar o PC.
Alem de "só apenas isso" temos tambem muitos outros perifericos "de segunda categoria" mas igualmente importantes e indispensáveis, todos eles serão abordados em textos futuros e aprofundados, não se preocupem isso é apenas uma "introdução da introdução" como dito antes.
Sei que se você está lendo esse texto é porque sabe pelo menos a maioria das informações contidas aqui, mas temos que começar de algum lugar e eu preferí começar do zero total, pra quem já é mais avançado brevemente irá ficar mais interessante, tenham calma, muito brevemente estaremos analizando coisas muito mais interessantes.
Forte abraço pessoal.
Até a proxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi (denovo) amoreeee...esse é o espaço em que você tem voz, então: aproveite!!! Deixe sua opinião, ideais(e idéias), sonhos, revoltas, criticas, sugestões...ou até mesmo um 'oi'!

Ficarei feliz em ler (e responder) seu comentário!!!

bjokas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...