Orkut Assine o Feed Twitter

sábado, outubro 24, 2009

Sim ou não?! (Eutanasia)



Data: 09 de fevereiro de 2009; Local: Itália; O fato? Morre Eluana Englaro,que desde 1992 se encontrava em coma irreversível, após sofrer um acidente. Desde então, seu pai lutava na justiça para que a alimentação da jovem fosse interrompida (eutanásia). A eutanásia é um assunto que desde os primórdios causa polêmica e até hoje divide opiniões entre a Ciência X Religião.
Para a ciência, a eutanásia é uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra em um estado muito critico e sem perspectiva de melhora. Já para a Igreja, a mesma daria direito ao suicídio ou homicídio, já que o doente ou seu responsável teria o direito de decidir sobre a vida ou morte do paciente. E para a Igreja, apenas Deus tem tal direito. Em quase todos os países a eutanásia é proibida, porém na Holanda a mesma já é legalizada.
No filme Hable com Ella, temos a história de uma jovem (Alicia), que após sofrer um acidente entra em coma vegetativo. Após quatro anos sendo cuidada pelo enfermeiro Benigno, o mesmo acaba aliciando-a. Alicia fica grávida e devido as contrações do feto, ela começa a receber estímulos cerebrais e ‘volta a vida’. O grande questionamento deste filme é: e se tivessem praticado a eutanásia com Alicia? Aquilo que parecia impossível para a ciência se tornou possível. Seria então correto aplicar a eutanásia?!
Segundo a Constituição dos Direitos Humanos, cada cidadão tem direito ao livre arbítrio. Sendo assim, não vejo motivos para a proibição da eutanásia se esta for a vontade do doente,somente dele.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi (denovo) amoreeee...esse é o espaço em que você tem voz, então: aproveite!!! Deixe sua opinião, ideais(e idéias), sonhos, revoltas, criticas, sugestões...ou até mesmo um 'oi'!

Ficarei feliz em ler (e responder) seu comentário!!!

bjokas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...